Situados em Lisboa, mais precisamente em Cruz Quebrada, somos uma equipe que abrange várias áreas e coordenamos esforços no sentidos de conhecer e ajudar todos os tipos de jogadores.
O IAJ pretende coordenar esforços em todas as áreas que digam respeito ao jogadores abusivos e patológicos, em especial, no domínio do tratamento, da formação e da investigação.
O tratamento e acompanhamento de problemas relacionados com jogo, vulgarmente denominado vício de jogo, ludopatia ou mais recentemente jogo compulsivo ou patológico obedece a critérios específicos e diferentes das outras adições ou dependências. É necessário um conhecimento e formação especializada sobre o perfil, comportamento e fase em que o jogador abusivo ou patológico se encontra, assim como da sua família. Pretendemos ser a resposta séria e eficaz que ainda falta em Portugal.
O IAJ está aberto a voluntariado e cooperação nas muitas tarefas e funções necessárias ao atingir dos seus diversos objectivos que são:
1) Atendimento clínico e reencaminhamento dos jogadores abusivos e patológicos segundo diferentes necessidades (psicologia, psicoterapia, ambulatório/internamento, medicina, psiquiatria, grupos de auto-ajuda, assistente social, etc.)
2) Orientação e Supervisão de profissionais da saúde no âmbito do jogo patológico.
3) Atendimento telefónico e linha de ajuda para jogadores com problemas e respectivas famílias.
4) Coordenação, orientação e supervisão de trabalhos de investigação na área do jogo abusivo e patológico.
5) Formação sobre jogo abusivo e patológico a técnicos (clínicos, empresas, funcionários, etc.) familiares e outros interessados.
6) Acções de divulgação sobre jogo abusivo e patológico na comunidade, média, quadro clínico, empresas, universitário e escolar.
7) Participar em parcerias com outras Instituições públicas ou privadas (como já sucede com SICAD e Linha de apoio Jogo responsável da SCML)