Dr. Pedro Hubert
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula nº 2893)
Experiência Profissional
Atualmente trabalho como psicólogo e técnico de aconselhamento em adições em particular na área do jogo patológico no Instituto de Apoio ao Jogador (IAJ) de que também sou coordenador, em Cruz Quebrada, cujo objetivo principal é o tratamento em regime ambulatório, de dependências como o jogo patológico, álcool e drogas conjugando terapias de grupo, terapias individuais, sessões informativas, de prevenção, encaminhamento profissional, académico, etc.
> Aconselhamento/Supervisão em adições, em particular, em centros de tratamento e comunidades terapêuticas para dependências várias.
> Desenvolvimento de programa de intervenção e prevenção aos comportamentos de risco e competências psicossociais no Liceu Francês de Lisboa e coordenação de gabinete de orientação e acesso a para ensino português, até 2015.
> Trabalho em clínica privada em adições, incidindo em especial na perturbação de jogo a dinheiro (online/offline) e videojogos
> Terapias de grupo para prevenção primária, secundária e terciária para dependências químicas; psicoterapias de grupo e individuais para jogadores compulsivos, familiares de adictos e também para filhos adultos oriundos de famílias disfuncionais.
> Formação de técnicos em diversas instituições de tratamento, em Administrações Regionais de Saúde, no SICAD, comunidades terapêuticas, etc. assim como supervisão clínica.
> Supervisão das linhas de ajuda: do IAJ (SOS perturbação de jogo), da SCML (linha de apoio jogo responsável) e da SAS (linha de ajuda placard.pt)
> Conferências a nível universitário, institucional e participação em debate público sobre a temática do Jogo patológico (televisão, rádio e imprensa).
Formação Académica
> Investigação na área do tratamento e seguimento pós tratamento de jogadores abusivos e patológicos.
> Doutoramento com a tese: «Jogadores patológicos offline e online em Portugal: Caracterização e comparação», na UAL com participação especial como supervisor externo de Mark Griffiths.
> Licenciatura em psicologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
> Formação como técnico de aconselhamento na Associação Portuguesa de Psicoterapia centrada na pessoa e counselling (3 anos).
> Estágio de formação no Centro Regional de Alcoologia do Sul (1 ano).
> Estágios nos centros de tratamento Farol I (primária) e II (casa de saída), assim como estágio de formação e prática na ERA (1 ano).
> Estágios e Formações sobre jogo patológico pela EASG, com I. Hands em Vienna, em Helsinkia(2019), em Londres com H. Bowden-Jones no National Problem Gambling Clinic da NHS (2012), em Espanha com Susana Jiménez-Murcia no Hospital Bellvitge (2017), e em Malta na EASG Conference (2018).
Conferências e formações em diversas universidades e instituições de Portugal e internacionais.
Colaboração em trabalhos de investigação no campo do jogo patológico.
Domínio falado e escrito de Inglês, Francês, Espanhol e…. Português.